top of page
Foto do escritorMax Alves

Qual a melhor técnica para preoxigenação?

A preoxigenação é uma prática amplamente recomendada antes da indução da anestesia geral, com o objetivo de prolongar o tempo seguro de apneia. Contudo, a técnica mais eficaz para realizar essa preoxigenação ainda não era clara. Recentemente, uma revisão sistemática abordou esse tema, visando identificar a técnica de preoxigenação mais eficaz em pacientes adultos submetidos à anestesia geral.


Nesse estudo, foram analisados ensaios clínicos randomizados que comparavam diferentes técnicas e métodos de preoxigenação em pacientes com idade superior a 16 anos, recebendo anestesia geral em qualquer contexto. O principal critério de eficácia avaliado foi o tempo seguro de apneia, além de outros outcomes secundários como incidência de dessaturação arterial de oxigênio, o menor nível de SpO2 durante o manejo das vias aéreas, o tempo para atingir uma concentração final de oxigênio expirado de 90%, e outros indicadores de eficácia no final da preoxigenação. A qualidade das evidências foi avaliada com base nas recomendações do GRADE.


Com um total de 52 estudos envolvendo 3914 pacientes, os resultados apontaram que a técnica de oxigênio de alto fluxo nasal com o paciente em posição com cabeceira elevada foi a mais eficaz, prolongando significativamente o tempo seguro de apneia em comparação com outras estratégias. Especificamente, essa técnica apresentou uma diferença média de 291 segundos (intervalo credível de 95% de 138 a 456 segundos) e 203 segundos (79 a 343 segundos) em comparação com a preoxigenação usando máscara facial em posições supina e cabeceira elevada, respectivamente.


Além disso, a técnica de oxigênio de alto fluxo nasal também foi superior em aumentar o nível de oxigênio no final da preoxigenação. No entanto, foi observado que o uso de máscara facial com suporte de pressão reduzia a probabilidade de ocorrência de dessaturação arterial, e a maior eficácia em termos de menor incidência de dessaturação foi notada quando a preoxigenação ocorria com os pacientes realizando respirações profundas em posição supina.


Em conclusão, para a preoxigenação de adultos antes da indução da anestesia geral, a técnica de oxigênio de alto fluxo nasal com os pacientes em posição de cabeça elevada demonstrou ser a mais eficaz em comparação com o uso isolado de máscara facial. Essa técnica, aliada à posição do paciente, deve ser considerada na prática clínica rotineira para maximizar a segurança e eficácia do procedimento.






Conheça o SAVeM imersão prática! O melhor curso de sedação, vias aéreas e ventilação mecânica.


PROENARE, temos tudo que você precisa e não temos o que não precisa para o ENARE.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page